quinta-feira, 30 de junho de 2011

PROFESSOR DA UDESC IBIRAMA RECEBE PRÊMIO DE MELHOR ARTIGO CIENTÍFICO EM CONGRESSO NACIONAL


O professor Paulo Roberto da Cunha, do Ceavi – Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí – da Udesc, em Ibirama, obteve prêmio de melhor artigo científico na área de ensino e pesquisa em contabilidade apresentado durante congresso da Anpcont - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – realizado de 20 a 22 de junho deste ano, em Vitória, Espírito Santo. O artigo do professor da Udesc se originou de um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – em Ciências Contábeis. O encontro reuniu 95 trabalhos, dos 302 submetidos à apreciação do comitê científico, e contou com a participação de 250 pessoas entre mestres e doutores em contabilidade de todo o país.

O resultado do trabalho do professor Paulo Roberto da Cunha, intitulado “oportunidade de melhoria na disciplina de contabilidade introdutória com a utilização do modelo Kano de qualidade e da matriz de importância versus desempenho”, resultou de um questionário aplicado, de forma censitária, aos alunos matriculados na disciplina de contabilidade introdutória dos cursos de ciências contábeis e de administração de uma instituição de ensino superior do Vale do Itajaí. O estudo teve como co-autores Silvana Anita Walter, Francisco Carlos Fernandes e Roseli Pauli Winter.

“Normalmente, mensura-se a satisfação dos usuários de um serviço por meio do desempenho de seus atributos. Contudo, isto pode gerar conclusões equivocadas em virtude da não-linearidade muitas vezes existente entre o desempenho dos atributos e o grau de satisfação dos usuários. Por isso, a pesquisa utilizou de maneira conjunta a Matriz de Importância versus Desempenho (método linear) e o Modelo Kano (método não-linear) para análise dos dados”, explicou o professor, doutorando em Ciências Contábeis e Administração. 

Segundo ele, os resultados do estudo evidenciaram, como prioridades de melhoria no curso de ciências contábeis, a utilização de laboratório para resolução de exercício, a modernidade dos laboratórios de informática e a infraestrutura da sala de aula. Já no curso de administração os atributos prioritários foram a oferta de atividades extracurriculares e a modernidade dos laboratórios de informática. Com isso, o estudo conclui que o Modelo Kano em conjunto com a Matriz de Importância versus Desempenho constitui-se “em um importante instrumento para averiguação de atributos aos quais necessitam ser direcionados esforços de melhoria por parte da instituição de ensino”.

O professor explicou também que a escolha do trabalho premiado de cada área deu-se em duas etapas no sistema double blind review pelo comitê científico. Primeiro cada coordenador recebeu os trabalhos de sua área que obtiveram as melhores avaliações considerando-se os conceitos e as notas: os seis melhores classificados em cada área. Após classificá-los em ordem decrescente - o primeiro indicado como melhor trabalho- , os membros do comitê científico fizeram a leitura no sistema blind review dos dois primeiros classificados de cada área e indicaram o primeiro de cada para legitimar a indicação ao prêmio.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti

 



3 comentários:

  1. Jaqueline Gubler1 de julho de 2011 08:34

    Parabéns Professor Paulo!
    É um orgulho ter professores como você: dedicado, interessado e competente.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Flávio Honorato3 de julho de 2011 19:54

    Parabéns mesmo a Jaque tem razão, é um orgulho mesmo ter aula com você.
    Este prêmio mostra o quanto seu trabalho na pesquisa é importante.
    Sucesso na sua carreira.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor!
    É uma honra ter um professor tão competente. Sucesso!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou segestão sobre o tema abordado!