quinta-feira, 2 de junho de 2011

PROGRAMAS DE AUDITORIA



O programa de auditoria e uma definição ordenada de objetivos, determinação de escopo e roteiro de procedimentos detalhados, destinado a orientar a equipe de auditoria; configura-se na essência operacional do trabalho de auditagem relativamente a uma área especifica da Companhia ou a gestão de determinado sistema organizacional e deve estabelecer os procedimentos para a identificação, analise avaliação e registro da informação durante a execução do trabalho.
Conforme Almeida (1996, p. 68) o programa de auditoria é dividido basicamente em três partes que são as seguintes:
- Listagem dos procedimentos de auditoria;
- Espaço para o auditor assinar ou rubricar, a fim de evidenciar que o serviço foi feito e quem o fez;
- Espaço para comentários, observações, referências, etc.
Attie (1998, p.167) descreve algumas vantagens fornecidas pelo programa de auditoria são:
- Estabelecer a forma adequada de realização dos trabalhos;
- As considerações feitas pelo auditor para determinação de seu trabalho;
- Controlar o tempo despendido na realização do trabalho;
- A sequência lógica de realização do trabalho; e
- Evidência dos trabalhos e quaisquer modificações ocorridas em relação ao original.
O programa de auditoria será estruturado de forma padronizada e conterá minimamente:
- Sistema organizacional a ser auditado;
- Conceituação;
- Áreas envolvidas;
- Período;
- Objetivos;
- Cronograma dos trabalhos;
- Equipe de auditores internos;
- Custos envolvidos;
- Tick-marks utilizadas;
- Procedimentos;
- Questionários de Avaliação - Controles Internos Administrativos (QACI);
- Campo para observações dos auditores internos;
- Conceito dos auditores internos;
- Orientações gerais.
Para auxiliar na utilização do programa de auditoria, serão utilizados símbolos usuais de verificação denominadas Tick-marks. A principal função de tais marcas e evidenciar qual o tipo de revisão que foi efetuada sobre aquele item marcado.Alguns dos símbolos a serem utilizados são:
- Conforme documento original examinado (O);
- Conforme registro do sistema informatizado ();
- Conferido (√);
- Calculo conferido (Σ);
- Ponto de relatório (X).
E importante que os programas de auditoria indiquem claramente o significado de cada símbolo empregado.
            Segundo Attie (1998, p. 167) para a elaboração adequada de um programa de auditoria deve-se sempre levar em consideração:
- Definição dos objetivos da área ou tarefa a auditar;
- Avaliação do controle interno como base para a extensão e profundidade do trabalho a ser realizado;
- Avaliação da relevância ou relatividade; e
- Definição dos procedimentos de auditoria e o momento de sua aplicação.
            Almeida (1996, p. 68) evidencia os principais objetivos dos programas de auditoria são os seguintes:
- Estabelecer pó escrito a política da firma de auditoria;
- Padronizar os procedimentos de auditoria dos profissionais de uma mesma organização;
- Evitar que sejam omitidos procedimentos importantes de auditoria;
- Melhorar a qualidade dos serviços de auditoria.
            O programa de auditoria é um dos tipos de papéis de trabalho, quando realizado um novo programa de auditoria E recomendável que seja submetido a pelo menos um teste-piloto, especialmente diante da elevada complexidade e da falta de manualização ou de informações precisas a respeito do objeto da auditoria.

REFERÊNCIAS:

Attie, Willian. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

Almeida, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Um Curso Moderno e Completo. São Paulo: Atlas, 1996.

CONAB, Manual de Auditoria Interna, 2000. Disponível em: http://www.conab.gov.br/downloads/regulamentos/ManualdeAuditoriaInterna.pdf
Acesso: 30/05/2011

Acadêmicas: Marciane Tanquella, Patrícia R. Mohr e Thuane Gonçalves

16 comentários:

  1. O programa além de ser um planejamento da auditoria, também serve para orientar a aplicação dos exames de auditoria. Dessa forma o auditor aplica seus procedimentos, guiado pelo programa de auditora.

    ResponderExcluir
  2. O programa de auditoria não deixa de ser um plano de ação bem detalhado, tendo como objetivo orientar o auditor no seu trabalho. O programa ainda pode ser modificado caso ocorra algum fato imprevisto.

    ResponderExcluir
  3. A principal diferença entre o planejamento de auditoria e o programa de auditoria encontra-se no fato que o primeiro é mais amplo, ou seja tem uma abordagem macro, enquanto o programa detalha especificamente o que deve ser feito e testado em cada setor auditado. Além de servir como base, orientando o trabalho do auditor, o programa de auditoria serve também como evidência do trabalho realizado, pois indica o que foi auditado e quem foi o responsável pelo serviço.

    ResponderExcluir
  4. O programa de auditoria é de extrema importância pois, no caso de acontecer algum problema no trabalho realizado em determinada entidade, é a partir dele que é possível ver aquilo que foi auditado e quem foi o responsável pelo trabalho e também quem revisou o que foi feito, dando assim uma maior credibilidade a auditoria.

    ResponderExcluir
  5. Sendo a parte final do planejamento, ele detalha e orienta o adequadamente o trabalho do auditor. O programa de auditoria possui objetivos pré determinado e roteiro de procedimentos que são detalhados, orientando a equipe de auditoria. Ele estabelece os procedimentos para identificar, avaliar e registrar as informações durante a execução do trabalho. Deve existir no programa o significado dos símbolos usados no procedimento que ajudam a esclarecer cada item.

    ResponderExcluir
  6. O programa de auditoria deve ser considerado para evitar trabalhos desnecessários. A seleção e a data de aplicação dos procedimentos de auditoria devem estar definidas com base na eficiência dos controles internos. O plano de auditoria deve ser verificado e aceito pelo auditado, antes de a auditoria começar. Qualquer objeção por parte da empresa auditada ser colocada ao auditor-líder, acordada novamente e resolvida antes da auditoria iniciar. Em caso de alteração, a nova versão deverá ser reenviada a todas as partes interessadas, antes da auditoria.
    Fonte: A importância de se formar bons auditores de qualidade. Disponível em: http://www.quality.eng.br/img_diversos/qualito_31.pdf

    ResponderExcluir
  7. A auditoria pela grande importância que há dentro das instituições necessita realizar um trabalho confiável e correto, assim necessitando de organização, orientação e ordenação em todas as fases da realização da auditoria.
    Através do programa de auditoria, a auditoria pode obter todos os pontos necessários para a realização de uma correto trabalho, pois através do programa pode ser delimitado um plano de ação detalhado, informações necessárias de cada trabalho a ser realizado com a devida profundida e extensão, e executando todos os trabalhos conforme legislação específica.

    ResponderExcluir
  8. O programa de auditoria se faz importante pois nele são delimitados os trabalhos que devem ser executados. Esses trabalhos demandam tempo e esse tempo é previsto pelos auditores com base na eficiência dos controles internos daquela entidade. Portanto, o programa é o primeiro passo para a realização da auditoria, onde são delegados os procedimentos e os testes a serem feitos.

    ResponderExcluir
  9. Marcia Mensor Lunelli6 de junho de 2011 às 22:24

    O programa de trabalho é feito de forma escrita, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade e extensão.

    ResponderExcluir
  10. O programa de auditoria serve como um norte para o auditor, é onde ele delimita os trabalhos a serem feitos, o tempo a se fazer, quem vai fazer, os testes a serem realizados e tratar das especificidades de cada entidade.

    ResponderExcluir
  11. Layla Beatriz Boos Martins13 de junho de 2011 às 13:40

    O programa de auditoria, quando bem feito, norteia o auditor em como executar o seu serviço, porque é nele onde o auditor estabelece, de forma escrita, o que ele vai fazer na empresa auditada, quanto tempo irá levar, além de todas as rotinas que ele precisará fazer também. Este programa deve ser padronizado e escrito de maneira clara para que o leitor tenha um bom entendimento.

    ResponderExcluir
  12. O Programa de Auditoria é um plano de ação detalhado, destinado a orientar o trabalho do Auditor. Ele deverá contemplar todas as informações disponíveis e necessárias ao desenvolvimento de cada trabalho a ser realizado, a fim de determinar a extensão e profundidade do programa.

    ResponderExcluir
  13. O desejo de todo 'plano de negócios' é se tornar um 'plano de auditoria'! Intrigantemente, planos de auditoria têm fama de ser seguido como um check-list. E assim deve ser mesmo. Metódico, prático, objetivo. Assim como planeja, executa. Ahhh se os administradores conseguissem essa facilidade com o famoso (mas não tão seguido) 'plano de negócios'.

    ResponderExcluir
  14. O programa de auditoria serve como guia e instrumento de controle para a execução do trabalho, deve ser elaborado de forma clara e objetivo para um bom entendimento, norteia o auditor em como executar o seu serviço, nele é discorre o trabalho que será executado nas empresas auditadas, o que será feito, o tempo para ser realizado, entre outros.

    ResponderExcluir
  15. Alguem teria um modelo a ser seguido para fazer o acompanhamento de auditoria das contas do Disponível, Estoques e Obrigações Trabalhistas?

    ResponderExcluir
  16. Alguem teria um modelo a ser seguido para fazer o acompanhamento de auditoria das contas do Disponível, Estoques e Obrigações Trabalhistas?

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou segestão sobre o tema abordado!