segunda-feira, 21 de março de 2011

O QUE É AUDITORIA?


Para Aparecida (2010, p. 01) a auditoria pode se definir como levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, e demonstrações de uma entidade.
A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, com o propósito para obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio, mensurando a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis.
O objetivo do exame das demonstrações financeiras é expressar uma opinião sobre a propriedade da mesma, assegurando que elas representem adequadamente a posição patrimonial e financeira. Onde deve ser efetuado de acordo com as normas usuais de auditoria, inclusive quanto às provas nos registros contábeis e aos procedimentos de auditoria julgados necessários.
Dessa forma pode ser descrito resumidamente como processo pelo qual o auditor se certificar da veracidade das demonstrações financeiras preparadas pela companhia auditada.

Fonte: APARECIDA, Francieli. O que é a auditoria?. 2010, disponível em < http://www.webartigos.com/articles/37393/1/O-que-e-Auditoria/pagina1.html>. Acesso em: 15 mar. 2011.


Equipe: Camila F. Schmeider, Danielle M. Buzzi e Emanuela Marques

10 comentários:

  1. A auditoria expressa opinião sobre a propriedade das demonstrações financeiras e contábeis, verificando se estas representam a posição patrimonial, contábil e financeira da empresa auditada e se está adequado para atender as exigências do mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  2. A auditoria presta serviços com responsabilidade ética e demonstrando a transparêancia das demonstrações contábeis das empresas.Dando assim mais credibilidade aos usuários das informções.

    ResponderExcluir
  3. Como a maioria das atividades desenvolvidas em uma empresa, a função da auditoria também foi bastante modificada ao longo dos anos, para adaptá-la as necessidades do negócio, seguindo a legislação.
    Hoje em dia o papel do auditor vai muito além de simplesmente identificar problemas. Ele tem que conhecer a empresa e atuar no sentido de corrigir as falhas existentes dentro do processo de gestão. Com isso, ele ajuda no desenvolvimento da organização e contribui para o aperfeiçoamento de sua competitividade, reduzindo a ineficiência, auxiliando no rigoroso cumprimento das obrigações fiscais, resguardando os investimentos de terceiros contra fraudes e possibilitando melhor controle do patrimônio da empresa.

    ResponderExcluir
  4. A auditoria é um exame realizado, meticulosamente nas atividades realizadas dentro da entidade. É a averiguação de que as imposições (controles), planejadas e estabelecidas foram realmente seguidas de maneira correta e adequada.

    ResponderExcluir
  5. Auditoria é um trabalhos realizado por profissionais qualificados, com o intuito de analisar papéis de trabalho, testar setores entre outros procedimentos para deixar conhecido os problemas dentro de uma empresa, e assim, serem solucionados.

    ResponderExcluir
  6. Auditoria = Confirmação de que as informações emitidas são confiáveis.
    De um ponto de vista geral pode-se perceber do perfeccionismo com relação às práticas diárias de uma organização. E isso é bom! Temos que nos avaliar, avaliar os controles e assim apurar deficiências a fim de retifica-las.

    ResponderExcluir
  7. Layla Beatriz Boos Martins13 de junho de 2011 às 15:02

    A auditoria é um trabalho executado por profissionais qualificados, que busca analisar demonstrações contábeis e financeiras de forma mais profunda, a fim de que os erros por venturas encontrados sejam corrigidos pelos gestores e funcionários da empresa auditada.

    ResponderExcluir
  8. De acordo com o artigo de Aderbal Nicolas Müller, a auditoria deve ser compreendida como um conjunto de ações de assessoramento e consultoria. A verificação de procedimentos e a validação dos controles internos utilizados pela organização permitem ao profissional
    auditor emitir uma opinião de aconselhamento à direção, garantindo precisão e segurança na tomada de decisão. Muitas vezes o trabalho é executado com a finalidade de atender a interesses de acionistas, investidores, financiadores e do próprio Estado, ou para cumprir normas legais que regulam o mercado acionário. Ao final da auditoria é emitido um documento formal, conhecido como Parecer
    da Auditoria, onde o auditor faz a publicação do resultado alcançado no encerramento do trabalho aplicado por força de exigência da legislação.

    ResponderExcluir
  9. função principal da Auditoria Contábil é de manifestar uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis de uma entidade, envolvendo todos os critérios adotados para sua elaboração, bem como todos os processos de registros e controles desenvolvidos internamente.Desenvolvemos a Auditoria Contábil de forma a fornecer informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento das atividades empresariais, objetivando ainda o claro entendimento para os usuários destas informações.

    Fonte: www.audiper.com

    ResponderExcluir
  10. Marcia Mensor Lunelli23 de junho de 2011 às 18:43

    A Auditoria é uma especialização dentro da Contabilidade, está relacionada com a adequação das Demonstrações Contábeis.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou segestão sobre o tema abordado!