segunda-feira, 21 de março de 2011

NORMAS DE AUDITORIA


As Normas Brasileiras de Contabilidade são regras ditadas pelos órgãos reguladores da profissão contábil do Brasil e tem por objetivo a regulação da profissão e atividades bem como estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos profissionais no desenvolver de seus trabalhos. Elas estabelecem preceitos de conduta profissional e padrões e procedimentos técnicos necessários para o adequado exercício profissional.
As Normas Brasileiras de contabilidade compreendem todas as Normas propriamente ditas, as Interpretações Técnicas, os Comunicados Técnicos e o Código de Ética Profissional do Contabilista, e classifica-se em Profissionais e Técnicas.

As Normas Profissionais de Contabilidade estabelecem regras de exercício profissional e classificam-se em:
NBC PG  -Geral
NBC PA - do Auditor Independente
NBC PI - do Auditor Interno
NBC PP - do Perito 
As Normas Técnicas de Contabilidade estabelecem conceitos doutrinários, regras e procedimentos aplicados de Contabilidade e classificam-se em:
NBC TG – Geral
NBC TSP - do Setor Público
NBC TA - de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica
NBC TR - de Revisão de Informação Contábil Histórica
NBC TO - de Asseguração de Informação Não Histórica
NBC TSC - de Serviço Correlato
NBC TI - de Auditoria Interna
NBC TP - de Perícia

Para verificar a tabela com todas as normas de contabilidade em vigor no Brasil, clique aqui e para acompanhar as normas especificas de auditoria acesse em nosso blog a aba de Normas de Auditoria.
Essas normas de contabilidade, incluindo as normas de auditoria, estão passando por uma fase de mudanças e adaptações aos padrões internacionais. Elas devem seguir um padrão de elaboração e estilo, semelhantes aos utilizados nas normas internacionais, conforme exposto no art. 1º da Resolução CFC 1.298/2010.

A aprovação das NBCs de auditoria, editadas pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) em consonância com as internacionais, editadas pela Federação Internacional de Contadores – IFAC (International Federation of Accounting), resultado de um minucioso processo de convergência desenvolvido pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) em conjunto com o CFC, é de grande relevância para o setor de Auditoria Independente, além de muito importante para a economia brasileira. (IBRACON, 2009)

As normas aprovadas inclusive mantêm a numeração original da IFAC para facilitar as citações e revisões futuras em cruzado das normas internacionais e, principalmente, para deixar transparente a equivalência entre as normas brasileiras e as internacionais. Portanto, a numeração das normas brasileiras é igual à numeração das normas internacionais.
O processo de atualização das normas brasileiras deve ser acompanhado de perto pelos profissionais, que devem manter-se constantemente atualizados e envolvidos com essas mudanças. Preocupados com essa gama de informações que o Ibracon desenvolveu juntamente com a FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) cursos de aprimoramento à distância. Para essas instituições esses treinamentos serão muito importantes para as empresas de auditoria do país, pois possibilitará que os profissionais de auditoria independente estejam preparados para atuar seguindo as novas regras. Para conferir esse conteúdo e-learning clique aqui.


Materiais Relacionados:

Tema: Visão Geral das Normas Editadas pelo CFC.
Palestrante: Veronica Souto.
Data de realização: 23/06/2010

Título: IMPACTO PARA AS EMPRESAS DE AUDITORIA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE.
Palestrante: Ricardo Rodil.
Data de realização: 02/07/2010

(Para acesso ao conteúdo desses vídeos você deverá acessar os links acima, onde será direcionado à uma página de cadastro, logo abaixo encontrará: Visite a área de demonstração do ITV (não requer login/senha), clicando ali você será redirecionado para a Videoteca do Ibracon, onde poderá encontrar além desses vídeos muitos outros.)


Título: Normas de Auditoria Governamental
Palestrante: Inaldo da Paixão Santos Araújo
Data da realização: 17/01/2011

REFERÊNCIAS:

CFC – Conselho Federal de Contabilidade. Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade. Disponível em: <http://cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2010/001298>. Acesso em: 12 mar. 2011.

FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. Cursos de Curta Duração. Disponível em: <http://www.fipecafi.org/elearning/lista-elearning.aspx>. Acesso em: 16 mar. 2011.

IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Novas Normas Brasileiras de auditoria devem ser aplicadas a partir de 2010. Disponível em: < http://www.ibracon.com.br/noticias/destaque.asp?identificador=3617>. Acesso em: 15 mar. 2011

TV CRC/SC. Disponível em: <http://www.tvcrcsc.com.br/TVCRCSC-Normas-de-Auditoria-Governamental-3186> Acesso em: 17 mar. 2011.

TV IBRACON. Videoteca. Disponível em: < http://itv.netpoint.com.br/ibracon/principal.asp?id=videoteca>. Acesso em: 18 mar. 2011.

Equipe: Camila F. Schmeider, Danielle M. Buzzi e Emanuela Marques 

13 comentários:

  1. É de fundamental importância manter-se atualizado, em relação as normas contábeis, e principalmente as normas de auditoria. O auditor deve manter-se atualizado, através da educação continuada. O perfil do contador está mudando, e quem deixar de se atualizar não conseguirá se manter no mercado.

    ResponderExcluir
  2. Od ois vídeos postados me interessaram bastante. Estarei assistindo. Parabéns por socializar e indicar este material.

    ResponderExcluir
  3. Os profissionais de auditoria se encontram em um momento de muitas mudanças e inovações, assim como os demais profissionais da área contábil. Isso se deve ao processo de convergência as normas internacionais de contabilidade e de auditoria.
    Não basta seguir o que as normas dizem, é preciso entender quais as mudanças trazidas por elas e qual será o seu impacto na rotina dos profissionais de auditoria independente.
    É hora de inovar junto ao processo, para não ficar alheio as mudanças e adotar uma postura incoerente e que possa prejudicar a conduta do profissional em seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. A contabilidade vem oferecendo a seus usuários um leque de trabalhos, dentre tantos, a auditoria. Que tem por objetivo auditar os registros contábeis de forma preventiva, emitindo relatórios e recomendações das medidas a serem tomadas e quando necessário demonstrar as irregularidades existentes na entidade.
    A auditoria é de grande relevância para organização, assim, para a realização deste trabalho os profissionais contam com as Normas Brasileiras de Contabilidade, que são regras, conceitos, doutrinas, princípios e estruturas técnicas, a serem aplicadas na realização da auditoria. Essas regras são de suma importância, pois geram um trabalho mais organizado e confiante.

    ResponderExcluir
  5. Normas servem de base para qualquer profissão, são o norte, a teoria que explica a prática. A nossa profissão em especial, está passando por um processo de mudanças que pode ser encarado de duas formas. Primeiramente podemos citar algumas coisas ruins, como a adaptação dos profissionais a essas mudanças, o gasto que será incorrido no tempo perdido com pesquisas e custos relativos a cursos de capacitação. Porém também trará benefícios. Com a padronização dessas normas, as demonstrações contábeis estarão uniformes e universais, de modo que as empresas de auditoria, embora talvez sejam as que mais vão gastar inicialmente, terão um benefício muito grande que é a regularidade e o padrão das demonstrações a serem analizadas.

    ResponderExcluir
  6. Layla Beatriz Boos Martins28 de março de 2011 às 23:41

    Que bom que já existem cursos a distância para os profissionais se atualizarem com mais facilidade. Com normas mudando muito rapidamente, o profissional de auditoria tem de se manter atualizado já que a auditoria tem de seguir e se adaptar todo este processo de mudança (normas/padrões internacionais). O custo/benefício neste caso eu acredito que valha muito a pena.

    ResponderExcluir
  7. O processo de convergência as normas internacionais de auditoria independente, visa à melhoria dos serviços prestados pelos auditores.Todo esse processo de harmonização requer por parte dos profissionais, uma busca constante por aperfeiçoamento e atualização, para que sejam capazes de compreender o novo cenario.
    Fica a questão, de como os orgãos competentes irão verificar se estas normas estão sendo seguidas de forma integral pelos auditores.

    ResponderExcluir
  8. A padronização das normas contábeis é extremamente importante e necessário também, por exemplo, para um companhia que possui filiais em outros países, que precisa passar informação a suas controladas no exterior ou aos seus clientes, fornecedores entre outros usuários internacionais.A harmonização dessas normas trazem maior transparência e confiabilidade aos usuários.

    ResponderExcluir
  9. Como estamos convergindo às Normas Internacionais achei que foi importante o cuidado que tomaram em emitir as normas brasileiras com a mesma numeração das normas internacionais. Com certeza facilitará muito no momento de fazer referência ou alterações.

    ResponderExcluir
  10. É essencial para o profissional de auditoria manter-se atualizado com as normas de contabilidade, enfatizando as normas de auditoria, pois o profissional bem preparado desempenhará seu trabalho de maneira mais eficaz, confiante e veridica.

    ResponderExcluir
  11. Marcia Mensor Lunelli23 de junho de 2011 às 18:10

    As Normas de Auditoria representa os requisitos básicos ao desempenho do trabalho de auditoria.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou segestão sobre o tema abordado!