Conforme NBC T 11 - IT - 07 o Planejamento da
Auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente constitui a
estratégia geral dos trabalhos para serem executados na entidade que será
auditada, sendo elaborado a partir da contratação dos serviços, estabelecendo a
natureza, a oportunidade e a extensão dos exames, de modo que possa desempenhar
uma auditoria eficaz.
Segundo Oliveira et al (2008, p. 30) o auditor deverá
elaborar o planejamento conforme as Normas Profissionais de Auditor
Independente, respeitando os prazos entre outros compromissos assumidos com a
entidade. Para efetuar o planejamento é exigido adequado nível conhecimento
sobre as atividades, fatores econômicos, legislação aplicável e práticas
operacionais da entidade e nível geral de competência de sua administração.
Para Attie (2000, p. 44), o
planejamento estabelece antecipadamente o que deve ser feito, como, onde,
quando e por quem, em um nível de detalhes suficiente, sem se perder em
múltiplos detalhes a essência do significado global. Observando que o
planejamento acontece antes do ato da auditoria, o estudo deve ser baseado em
provisões e estimativas do que irá ocorrer que, quando da realização futura,
poderá ser diferente daquele planejamento previsto anteriormente. Assim, além
dos objetivos e métodos, é preciso se preocupar, com os obstáculos,
dificuldades e problemas que podem ocorrer e obstruir a execução dos objetivos
definidos.
Para Attie (2000, p. 45), o conhecimento é essencial
para realizar uma auditoria eficiente, conhecer as atividades e operações da
entidade é fundamental para um bom resultado. Se o auditor sabe dos processos
que a empresa pratica, poderá estudar melhor seus procedimentos, e aplicar
testes específicos de acordo com as circunstâncias.
Segundo Attie (2000, p. 45 e 46) os seguintes
aspectos auxiliam no conhecimento prévio das atividades:
-
Controles Organizacionais: Os controles organizacionais fazem com que o auditor
possa ter melhor entendimento sobre os processos e operações da empresa, como
também analisar a função de cada empregado, e as decisões tomadas que podem
determinar o rumo das atividades da entidade.
-
Controles Gerais da Atividade: Uma das formas que auxiliam o auditor a investigar
os controles sobre as operações são os controles gerais da atividade, dessa
forma o auditor tem a informação de como a empresa distribui responsabilidades
e delega autoridade, descobrindo qual o grau de responsabilidade das pessoas
que tem o controle sobre as atividades, esse muitas vezes é o ponto principal
da auditoria.
-
Controle dos Sistemas de Informações: O auditor precisa que as informações
analisadas por ele sejam de qualidade, propiciando melhor desenvoltura no
trabalho a ser realizado, cosa não haja essas informações o auditor estenderá o
processo para investigar possíveis problemas, desconhecidos pelos responsáveis
de cada área.
-
Controles Internos Contábeis: Esse método identifica os procedimentos de
controle utilizados para haver uma correta segregação de funções, e de
controles adequados sobre o processamento das transações. A confiabilidade
sobre a exatidão e a veracidade das transações é necessária para ter um bom
sistema.
-
Princípios e Métodos de Contabilidade: Serve para a avaliação do auditor, sobre
os princípios e métodos utilizados pela contabilidade da empresa, analisando a
exatidão e consistência dos mesmos.
Para Almeida (1996, p. 123), os principais objetivos
a serem atingidos são os seguintes:
-
Adquirir conhecimento sobre a natureza das operações, dos negócios e forma de
organização da empresa;
-
Planejar maior volume de horas nas auditorias preliminares;
-
Obter maior cooperação do pessoal da empresa;
-
Determinar a natureza, amplitude e datas dos testes de auditoria;
-
Identificar previamente problemas relacionados com contabilidade, auditoria e
impostos.
O planejamento da auditoria representa a forma,
métodos, controles, instrumentos para serem utilizados no processo. Saber a
natureza e a extensão das atividades analisando o porte, a complexidade, as
experiências anteriores dos ouros membros chaves da equipe e quais as mudanças
que ocorreram durante o trabalho.
Por fim, o planejamento é de responsabilidade do
comitê de auditoria, e precisam ser discutidos vários pontos variáveis com as
pessoas chaves da equipe, onde todos os membros necessitam das informações do
trabalho que será realizado. Para que o planejamento feito possa ser colocado
em prática respeitando os prazos acertados com a empresa.
REFERÊNCIAS
Oliveira,
Luiz Martins de; Diniz Filho, André; Alves, Paulo Sávio Lopes de Gama e Gomes,
Marliete Bezerra. Curso Básico de
Auditoria. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Attie,
Willian. Auditoria: Conceitos e
Aplicações. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2000
Almeida,
Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Um
Curso Moderno e Completo. São Paulo: Atlas, 1996
Portal
de Contabilidade, disponível em<http://www.portaldecontabilidade.com
.br/nbc/t1107.htm>
Acesso em 18/04/2011
Equipe: Marciane Tanquella,
Patrícia R. Mohr e Thuane Gonçalves
Para que o comitê de auditoria realize o planejamento de maneira correta e eficaz, é necessário que este leve em conta alguns fatores tais como os riscos que envolvem seu trabalho, o porte e o segmento da empresa, quanto tempo o trabalho levará e quantas visitas deverão ser feitas, quais as áreas-chave da empresa para realização da auditoria, entre outros, fazendo com que a partir dai, com o profissional conhecendo melhor a empresa, o trabalho possa ser bem feito e concluído com sucesso.
ResponderExcluirO planejamento de auditoria é uma ferramenta extramamente importante para guiar a auditoria.
ResponderExcluirDessa forma, já ficam pré-estabelecidas todas as atividades a serem exercidas.
O auditor deve planejar seu trabalho, elaborando o planejamento de auditoria, conforme as Normas Profissionais de Auditor Independente e demais normas, e de acordo com os prazos e demais compromissos assumidos com a entidade. Para elaboração do Planejamento é necessário um adequado nível de conhecimento sobre as atividades, os fatores econômicos, legislação aplicável, as práticas operacionais da entidade, e o nível geral de competência de sua administração.
ResponderExcluirPara que uma auditoria seja eficiente é necessário que ela sem dúvida seja bem planejada, com poucos desvios de "rota". O planejamento correto depende principalmente do bom julgamento e interpretação do auditor.
ResponderExcluirO planejamento de auditoria é um instrumento que deve ser elaborado com zelo pelo auditor, pois é neste que todo o trabalho de auditoria se baseará. Como acima exposto, deve-se levar em consideração as Normas Profissionais do Auditor Independente, assim como o prazo e outros compromissos da empresa de auditoria. Trata-se de um documento importante não apenas para o auditor, que dispõe de sua rotina planejada, mas também para supervisores no acompanhamento da execução dos trabalhos.
ResponderExcluirO planejamento é peça chave em uma auditoria, pois ele conduzirá todo o processo. É no planejamento que se define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, como, quando e em que sequência essas atividades devem ser realizadas. Enfim o planejamento definem os objetivos a serem atingidos e o que fazer para alacançá-los.
ResponderExcluirO planejamento serve como ferramenta para saber da realidade e destinar o caminho a ser seguido pelo auditor de forma correta, seguindo uma seqüencia que são analisadas para que possa fazer um trabalho com o máximo de perfeição.
ResponderExcluirTanto o planejamento como o conhecimento são importantes e de grande valor, o planejamento para poder nortear o auditor quanto a melhor forma de realizar seus trabalhos, e o conhecimento que além de importante tem grande valor pois faz com que o auditor adquira experiencia nas mais diferenciadas áreas e segmentos de empresas.
ResponderExcluirO uso deste instrumento agrega foco, agilidade e precisão nos procedimentos a serem executados a fim elaborar uma eficiente auditoria.
ResponderExcluirCom a possibilidade de organizar de diversas formas, desde por Departamento, ou por cargo funcional, tem-se um 'check-list' das atividades de auditoria a serem desenvolvidas.
Conforme o Portal de Auditoria o planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:
ResponderExcluira) o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e as alterações procedidas em relação ao exercício anterior;
b) o conhecimento detalhado do sistema contábil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade;
c) os riscos de auditoria e identificação das áreas importantes da entidade, quer pelo volume de transações, quer pela complexidade de suas atividades;
d) a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados;
e) a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas;
f) o uso dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditores internos;
g) a natureza, conteúdo e oportunidade dos pareceres, relatórios e outros informes a serem entregues à entidade; e
h) a necessidade de atender prazos estabelecidos por entidades reguladoras ou fiscalizadoras e para a entidade prestar informações aos demais usuários externos.
O auditor deve ter conhecimento detalhado das atividades da empresa para atender o planejamento do trabalho. O Planejamento deve ser documentado, detalhando de forma a compreensão dos procedimentos que serão aplicados.
ResponderExcluirO planejamento estabelece antecipadamente aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando, como e por quem deve ser feito o trabalho, definindo uma estratégia a ser seguida. Dessa forma, consegue-se focar o objetivo, evitando desperdícios de tempo de trabalho.
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